• Logo Arena MRV
  • Logo Galo Na Veia
  • Logo TV Galo
  • Logo Instituto Galo
  • Logo Loja do Galo
  • Logo Ético

Treino conjunto com profissionais motiva atletas da base

2/10/2015 14:40
compartilhe
Fotos: Bruno Cantini / Atlético

Fotos: Bruno Cantini / Atlético

Comandada pelo técnico Levir Culpi, a atual comissão técnica da equipe profissional do Galo realiza, sempre que possível, treinamentos em conjunto com as categorias de base, notadamente os juniores.

Esta iniciativa é considerada muito importante pelos profissionais da base e também pelos jovens atletas, que destacam a oportunidade de adquirir experiência com os profissionais.

21864938016_b02180b87c_z“Essas atividades são de suma importância para a gente possa se integrar com o profissional e já subir sabendo como o professor Levir gosta de jogar. Já vamos buscando uma vaga no elenco profissional e imaginando como vai ser quando subirmos. A gente tem oportunidade de ver o nível que eles estão e podemos nos espelhar neles”, comentou o volante Gustavo, do time sub-20.

O zagueiro e capitão do time júnior, Gabriel, também ressaltou a importância do contato direto com a equipe principal.

“É uma experiência muito boa fazer coletivos com a equipe profissional do Atlético, que está entre as melhores do Brasil. É uma sensação única que todo jogador sonha. É muito importante para a nossa carreira treinar com jogadores qualificados, ter esse contato com eles e com a comissão técnica. Estamos sempre sonhando e trabalhando para, um dia, fazer parte do elenco profissional”, destacou Gabriel.

Para o diretor das categorias de base do Atlético, André Figueiredo, essa integração existente é primordial.

3328768_x360“A importância do treino da categoria sub-20 com o profissional é a integração. Poder mostrar a qualidade dos nossos atletas para o Levir, a maneira que a gente está jogando. Se ele observar um atleta que esteja jogando da maneira que ele quer, poderá leva-lo para o profissional. Essa relação próxima é fundamental, sem ela o trabalho de base não existe. O Levir tem feito isso muito bem e o resultado é a gente colher os frutos do nosso trabalho de formação de atletas, colocando jogadores no profissional. É fundamental você colocar um atleta da categoria sub-20 para treinar ao lado de jogadores como Lucas Pratto, Victor e Léo Silva e eles começarem a perceber que podem jogar juntos no futuro. Isso é o processo de transição em andamento, fundamental para um clube que investe muito na base como o Atlético”, comentou o diretor.

O treinador da categoria júnior do clube, Diogo Giacomini, reforça as palavras de André Figueiredo e afirma que esta aproximação do profissional com a base é de suma importância.

11-05-2015-08-05-03-atletico-mg-anuncia-contratacao-de-diogo-giacomini-para-comandar-o-sub-20“O Atlético tem promovido, desde o início do ano, treinamentos da equipe profissional com as categorias de base, principalmente com os juniores, e isso aproxima muito nossa realidade com a do profissional. Aumenta muito o nível de formação dos nossos atletas porque a categoria júnior é imediata ao profissional, já é o próximo passo na carreira dos jogadores. Com isso, a gente consegue encurtar essa distância, fazendo com que eles vivenciem o ambiente do profissional”, observou.

“Treinando com jogadores que são ídolos, em que se espelham, o nível técnico deles aumenta muito. A gente espera que, quando subirem, já estejam preparados, maduros e possam dar uma resposta positiva o mais breve possível. O Levir tem um papel fantástico nisso. Ele é que gera toda essa aproximação e sempre procura estar atualizado em relação aos jogadores da base”, completou Diogo Giacomini.