Clube Atlético Mineiro

CAM | Clube Atlético Mineiro | Site Oficial

GALO FORTE E VINGADOR

Próximo jogo: Atlético x Lánus

Patrimônio

O Atlético é um dos clubes mais estruturados do futebol brasileiro. De seu patrimônio, fazem parte a Cidade do Galo, Shopping Diamond Mall, Sede Administrativa de Lourdes, Vila Olímpica, Labareda e Lojas do Galo.



"O importante não é ser, ter ou parecer; o importante é fazer, construir, desenvolver".  Elias Kalil


Área: 250 mil m²

O centro de treinamento do Atlético é referência mundial. Em maio de 2010, foi eleito o melhor CT do Brasil em estudo minucioso realizado pelo Canal SporTV, do Sistema Globo de Televisão, em parceria com o curso de Especialização em Futebol da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na pesquisa, foram avaliados mais de 400 itens, divididos em quatro áreas: recursos humanos, instalações físicas, recursos materiais e logística. 

A Cidade do Galo foi escolhida pela Seleção Argentina como sede para a Copa do Mundo de 2014.

Uma verdadeira cidadeA Cidade do Galo possui quatro campos de tamanho oficial, hotel de 1ª linha para concentração, com 20 suítes, sala de jogos, restaurante, auditório, deck de madeira panorâmico e cozinha semi-industrial, moderna sala de fisiologia, departamento médico e odontológico, vestiários, academia completa com equipamentos de última geração, piscina aquecida, tanque de gelo, caixa de areia e lavanderia. Em 2010, entre outras benfeitorias, o Atlético instalou, no campo um, a grama utilizada nos melhores estádios do mundo e inaugurou um avançado centro de fisiologia do esporte.

Seleção Brasileira - Em junho de 2008, a Cidade do Galo abrigou a Seleção Brasileira na preparação para o jogo contra a Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. As modernas instalações do centro de treinamento atleticano impressionaram os integrantes da Seleção e os profissionais da imprensa nacional e internacional.

Imprensa - O Atlético tem uma grande exposição na mídia e dedica, na Cidade do Galo, uma completa estrutura para os jornalistas que fazem a cobertura do clube. A Sala de Imprensa tem vista privilegiada para o campo um e conta com internet sem fio, ar-condicionado e sistema de som unificado para entrevistas.

Fisiologia - No início de 2010, o Atlético inaugurou um avançado centro de fisiologia, com equipamentos de última geração como, por exemplo, o aparelho para teste isocinético, um dinamômetro que mede o equilíbrio de força entre os membros e as musculaturas posterior e anterior.  A nova sala de fisiologia conta, ainda, com o Sistema de Ergoespirometria, um aparelho que mede o consumo de oxigênio para determinar a capacidade aeróbica do atleta, e o Reflotron, um analisador de parâmetros bioquímicos para controle do desgaste causado pelo treinamento, que permite maior controle na prevenção de lesões.

Parceria com o Meio Ambiente - A Cidade do Galo é ecologicamente correta. O Atlético foi o primeiro clube do Brasil a adotar o sistema de alimentação de energia à base de aquecimento solar e gás natural. O sistema cobre todos os chuveiros e piscinas dos departamentos de futebol profissional e de base. Outro diferencial ecológico do centro de treinamento e concentração do Atlético é o sistema automático de irrigação, que elimina o desperdício de água no processo.

Base - Com a preocupação de formar não apenas atletas, mas cidadãos, o trabalho de base realizado pelo Atlético é referência internacional. Na Cidade do Galo, residem cerca de 90 jovens em um hotel com 19 apartamentos quádruplos e 12 apartamentos triplos (Ala de Intercâmbio), todos com banheiro, armário, TV e varanda. O hotel possui, ainda, moderna academia, refeitório, sala de pedagogia, biblioteca, salão de jogos, auditório, lan house, sala de troféus e departamentos médico, fisioterápico e odontológico.

Trajetória - O projeto começou em 1983, com a compra do terreno na administração do presidente Elias Kalil. Posteriormente, houve a construção do prédio onde hoje está instalado o departamento de futebol de base.

De 1999 a 2001, foram iniciadas e concluídas as obras do departamento de futebol profissional, do centro de excelência e dos campos 1, 2, 3 e 4. Em 2005, foi inaugurado o hotel das categorias de base, onde residem, hoje, cerca de 80 atletas. O encerramento da segunda etapa das obras de conclusão da Cidade do Galo se deu com a inauguração do hotel para concentração da equipe profissional, em setembro de 2006.

Linha do tempo
1980 - Compra do terreno de 64.320 m².
1982 - Início da construção do primeiro campo.
1984 - Aquisição de nova área anexa com 36 mil m², totalizando 100.320 m².
1996 - Início das obras do vestiário do time profissional, sala da comissão técnica, sala de imprensa e sala do departamento médico.
1999 - Começo da utilização do centro de treinamento pelo time profissional.
2001/2003 - Início da construção de mais três campos e do hotel do time profissional. Modernização  da academia, vestiário e sala de imprensa. Readaptação do hotel das categorias de base.
2005 - Passa a abrigar todas as categorias de base.
2006 - Inauguração do hotel da equipe profissional. Incorporação de nova área com 144.459 m².
2007 - Inauguração da Ala de Intercâmbio no hotel das categorias de base e reformulação do departamento médico, academia e refeitório das categorias de base.
2009 - Construção do novo centro de fisiologia.

Endereço:
Rodovia MG 424 - Km 21 - Bairro Jardim da Glória - Vespasiano (MG) - CEP: 33200-000


Exibir mapa ampliado

Galeria Patrimônio

Mais Fotos