• Logo Arena MRV
  • Logo Galo Na Veia
  • Logo TV Galo
  • Logo Instituto Galo
  • Logo Loja do Galo
  • Logo Ético

Tardelli e Renan R. apoiam campanha ‘5ml de Esperança’

7/2/2011 18:55
compartilhe

Fotos: Bruno Cantini

O atacante Diego Tardelli e o goleiro Renan Ribeiro estiveram no Hospital das Clínicas da UFMG, na manhã desta segunda-feira, visitando o garoto Arthur de Morais, de três anos, que é portador de Leucemia e necessita de um transplante de medula óssea.

Além de levar alegria ao garoto, que recebeu uma camisa e brindes do Atlético, a visita dos jogadores teve como objetivo conscientizar as pessoas da importância de se cadastrarem como doadoras. Os atletas vestiram a camisa da campanha intitulada ‘5ml de Esperança’, promovida pelo pai de Arthur, Guilherme de Morais Domancio Rodrigues.

“Muitas pessoas não sabem, mas um simples exame de sangue pode salvar uma vida. Quem fizer o exame ajuda não só o Arthur, mas 1.300 pessoas que estão na mesma situação. Por isso, a campanha se chama ‘5ml de Esperança’. Em um primeiro momento, quando fazem o exame, todos estão doando esperança. Fiquei muito feliz com a presença do Tardelli e do Renan porque sei que vai repercutir e trazer muitos cadastros”, afirmou Guilherme.

Diego Tardelli se emocionou com a visita. “É uma visita que, para nós, foi fundamental. A gente viu a situação complicada do Arthur, mas que ainda há chances de salvar a vida de um menino tão lindo. Espero que todos possam fazer o seu cadastro, que é tão simples”, disse o goleador atleticano.

Renan Ribeiro também ficou sensibilizado. “É muito importante estar presente, junto com ele. Sei a dificuldade que é, vivo isso dentro da minha família e sei o quanto e importante estar perto, apoiando. Isso tudo soma e ajuda na recuperação”, comentou o arqueiro.

Doações – Os interessados em se candidatarem para a doação de medula óssea devem se dirigir à Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais – Hemominas. O cadastramento pode ser feito previamente, através do preenchimento do Formulário de Identificação e da Assinatura do Termo de Consentimento, disponíveis no link http://bit.ly/gHEusy

Para integrar o cadastro de doadores, a pessoa deve ter entre 18 e 54 anos. No ato do cadastramento, será colhida uma amostra de sangue para a realização do exame HLA, que irá traçar as características genéticas do candidato. As informações ficam em um cadastro nacional, o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – Redome.

Quando alguém precisa de transplante, os técnicos do Redome pesquisam a compatibilidade entre os registros. Encontrado um doador compatível, ele faz outros exames e, se o perfil coincidir com o do paciente, o voluntário decide se quer fazer a doação. A quantidade de medula doada é de apenas 10% e, em 15 dias, ela já estará recomposta.

Fundação HEMOMINAS
Endereço:
Alameda Ezequiel Dias, 321 – Centro – Belo Horizonte – MG
CEP: 30.130-110
Telefones: (31) 3248-4515 / 3248-4516