• Logo Arena MRV
  • Logo Galo Na Veia
  • Logo TV Galo
  • Logo Instituto Galo
  • Logo Loja do Galo
  • Logo Ético

Capitão do título brasileiro de 71, Oldair morre aos 75 anos

1/11/2014 11:39
compartilhe
Oldair Barchi

Capitão do Atlético campeão brasileiro de 1971, o ex-lateral Oldair Barchi morreu na manhã deste sábado, aos 75 anos. Ele atuou pelo Galo entre os anos de 1968 e 1973 e marcou 61 gols em 281 partidas. O corpo está sendo velado no cemitério Terra Santa Parque, na entrada de Sabará, e o sepultamento será às 16h.

Oldair nasceu em São Paulo, em 1º de julho de 1939. Líder autêntico, ele foi considerado o melhor jogador do Campeonato Mineiro de 1970, também conquistado pelo Atlético. Iniciou sua carreira no Palmeiras, passando por Fluminense e Vasco antes de chegar ao Atlético, em troca envolvendo Bougleux.

Na equipe juvenil do Palmeiras já despertava a atenção dos dirigentes e técnicos. Logo depois passou para o Fluminense, onde teve uma carreira de sucesso e foi campeão carioca em 1964. Saiu das Laranjeiras direto para o Vasco, onde pôde revelar a sua capacidade e foi campeão da “Taça de Prata”, em 1966. Foi, então, a hora do Atlético buscá-lo.

Oldair é o jogador que a torcida aplaudia por saber que o jogo nunca estava perdido enquanto ele continuava a lutar dentro do campo.

“Eu era lateral, mas jogava na frente, atrás. Joguei em todas as posições, só não joguei de goleiro. Eu era o que eles chamavam, na época, de jogador polivalente, tinha facilidade de jogar em qualquer lugar.” revelou Oldair.

1970 oldair

Oldair esteve na Seleção Brasileira em 1966 e foi dispensado por contusão. No triangular final do Brasileiro de 1971, Oldair marcou, de falta, o gol da vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, no Mineirão, encaminhando a conquista atleticana.

Após encerrar sua carreira, em 1977, trabalhou em um laboratório de análises clínicas e como vendedor de materiais de construção. Teve uma breve passagem pelos juniores do Galo como treinador. Logo depois, ocupou o cargo de auxiliar administrativo da Vila Olímpica.