Do you prefer the english version? Click here! X

Clube Atlético Mineiro

- Cidade do Galo -

Você está aqui:

Uma verdadeira cidade

O centro de treinamento do Atlético é referência mundial.

O nome Cidade do Galo não surgiu por acaso. Os atletas alvinegros contam com uma verdadeira cidade à sua disposição. São quatro campos de tamanho oficial, hotel de 1ª linha para concentração, com 20 suítes, sala de jogos, restaurante, auditório, deck panorâmico e cozinha industrial; moderna sala de fisiologia, departamento médico e odontológico, vestiários climatizados com banheiras de hidromassagem, moderna academia, piscina aquecida, tanque de gelo, campo de futebol society e lavanderia.

A Sala de Imprensa tem vista privilegiada para o campo um e diversos recursos multimídia, como sistema de som compartilhado, internet wi-fi, entre outros, oferecendo completa estrutura de trabalho para os profissionais da imprensa.

Seleções

Argentina

A Cidade do Galo foi a concentração da Seleção Argentina durante a Copa do Mundo de 2014 e também na preparação para o jogo contra o Brasil, no Mineirão, em novembro de 2016, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Em seu Facebook oficial, a Associação do Futebol Argentino (AFA) chamou o CT alvinegro de “Casa dos Sonhos”.

Brasil

Em 2016, a Cidade do Galo recebeu a Seleção Brasileira depois do jogo contra a Argentina e antes da partida contra o Peru, confrontos válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. O centro de treinamento e concentração do Atlético também recebeu a Seleção Brasileira na preparação para o jogo contra a Argentina, em 2008, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

O Melhor do Brasil

Em maio de 2010, o centro de treinamento do Atlético foi eleito o melhor do Brasil, em estudo minucioso realizado pelo Canal SporTV, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na pesquisa, foram avaliados mais de 400 itens, divididos em quatro áreas: recursos humanos, instalações físicas, recursos materiais e logística.

Entre os 5 melhores do mundo

A emissora europeia Eurosport selecionou a Cidade do Galo entre os cinco melhores centros de treinamento do mundo, ao lado do Cobham Training Centre, do Chelsea, Ciudad Real Madrid, St. George’s Park, da Seleção Inglesa, e Kirsha Training Centre, do Shakhtar Donetsk.

Fisiologia

Cidade do Galo - FisiologiaNo início de 2010, o Atlético inaugurou um avançado centro de fisiologia, com equipamentos de última geração como, por exemplo, o aparelho para teste isocinético, um dinamômetro que mede o equilíbrio de força entre os membros e as musculaturas posterior e anterior. A nova sala de fisiologia conta, ainda, com o Sistema de Ergoespirometria, um aparelho que mede o consumo de oxigênio para determinar a capacidade aeróbica do atleta, e o Reflotron, um analisador de parâmetros bioquímicos para controle do desgaste causado pelo treinamento, que permite maior controle na prevenção de lesões.

Parceria com o Meio Ambiente

A Cidade do Galo é ecologicamente correta. O Atlético foi o primeiro clube do Brasil a adotar o sistema de alimentação de energia à base de aquecimento solar e gás natural. O sistema cobre todos os chuveiros e piscinas dos departamentos de futebol profissional e de base. Outro diferencial ecológico do centro de treinamento e concentração do Atlético é o sistema automático de irrigação, que elimina o desperdício de água no processo

Visitação

Para conhecer as as dependências do melhor centro de treinamento do Brasil, sócios do programa Galo na Veia podem trocar seus pontos por visitas à Cidade do Galo. É possível conhecer o centro de excelência (Academia, Departamento Médico, Sala de Fisiologia e etc.) e, de acordo com a programação do dia, ter chance de conhecer de perto os seus ídolos, pegando autógrafos e registrando o encontro com fotos.

galo-na-veia



Ver Mapa Completo

Endereço

Rodovia MG 424, Km 21 – Bairro Jardim da Glória – Vespasiano/MG
CEP: 33200-000
Telefone: (31) 3290-1313
Fax: (31) 3290-1300
Horário Funcionamento: 8h às 18h

DESTAQUES

O projeto começou na década de 1980, com a compra do terreno na administração do presidente Elias Kalil. Confira abaixo fatos importantes relacionados à Cidade do Galo.

Década de 1980

1980 - Compra do terreno de 64.320 m².

1982 - Início da construção do primeiro campo.

1984 - Aquisição de nova área anexa com 36 mil m², totalizando 100.320 m².

Década de 1990

1996 - Início das obras do vestiário do time profissional, sala da comissão técnica, sala de imprensa e sala do departamento médico.

1999 - Começo da utilização do centro de treinamento pelo time profissional.

De 2000 a 2005

2001/2003 - Início da construção de mais três campos e do hotel do time profissional. Modernização da academia, vestiário e sala de imprensa. Readaptação do hotel das categorias de base.

2005 - Passa a abrigar todas as categorias de base.

De 2006 a 2010

2006 - Inauguração do hotel da equipe profissional. Incorporação de nova área com 144.459 m².

2007 - Inauguração da Ala de Intercâmbio no hotel das categorias de base e reformulação do departamento médico, academia e refeitório das categorias de base.

2009 - Construção do novo centro de fisiologia.

De 2011 a 2014

Nos últimos anos, a Cidade do Galo recebeu diversas melhorias, como sistema automático de irrigação de gramados, ampliação da sala de musculação profissional, modernização da sala odontológica, farmácia e auditório da base, instalação e aquisição de equipamentos diversos.

Em 2014, a Cidade do Galo abrigou a Seleção Argentina durante a Copa do Mundo. A estrutura do melhor centro de treinamento do Brasil impressionou os argentinos, que definiram o CT como “Casa dos Sonhos”.