Do you prefer the english version? Click here! X

Clube Atlético Mineiro

- Centro Atleticano de Memória -

Você está aqui:

09.08.16 Centro Atleticano de Memória / Galo nas Olipíadas

Exposição Galo nas Olimpíadas de 1936

Memorial Olimpíadas
Há 80 anos, nos Jogos Olímpicos de Berlim, na Alemanha, o atleta do Galo Hermogenes Netto participou da competição de Ciclismo, tornando-se o primeiro atleta de um clube mineiro nas Olimpíadas.

A trajetória do atleta está retratada em exposição no Memorial da Sede de Lourdes, aberta ao público 24 horas por dia.

A mostra apresenta medalha olímpica de participação, carteira de funcionário do Atlético, camisa da equipe de ciclismo do clube na época, carteira de atleta do Galo, ingresso dos Jogos, medalha de inscrição, boné oficial das Olimpíadas de 1936, com documentos diversos da cerimônia de abertura do evento, além de medalhas e troféus diversos que Hermogenes Netto conquistou pelo Atlético, entre eles o de 1º colocado da prova que o classificou para os Jogos Olímpicos, o Prêmio Casa Cândido Gonçalves.

Hermogenes Netto coordenou a equipe de ciclismo do Atlético, trabalhou na esfera administrativa do clube e morou, durante muitos anos, no Estádio de Lourdes, conforme relato de seu filho Hermogenes Gonçalves Netto.

“Foram convocados somente um atleta de São Paulo e um do Rio de Janeiro. Depois de um movimento em favor da participação dele nos Jogos, acabou sendo convocado, mas não teve apoio do Comitê Olímpico Brasileiro”, contou Hermogenes Gonçalves Netto.

A participação nos Jogos Olímpicos de Berlim representou muito para Hermogenes Netto, que possibilitou a realização desta exposição ao guardar com muito carinho todos os materiais e recordações da época.

Publicado 09 de agosto de 2016, às 17:39.